WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web. O conceito foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de tarefas de investigação, utilizando os recursos da Internet.
Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web. A elaboração da WebQuest é feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos. Os recursos, também chamados de fontes, podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web.
Bernie Dodge define a Webquest em dois tipos: Curta - Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento. A Longa - Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
O objetivo da webquest é a aquisição e integração do conhecimento com criatividade e dinamismo, despertando a curiosidade do aluno, mantendo-o participativo e transformando as informações adquiridas em novos conhecimentos. Através da webquest é possível desenvolver e valorizar o espírito de criatividade, de sociabilidade, de afetividade e do respeito pelos outros.
Para criar uma webquest acesse: http://www.webquestbrasil.org/
Para saber mais sobre webquest : http://webeduc.mec.gov.br/webquest/
Nenhum comentário:
Postar um comentário