Olá Colegas, estou fazendo um curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura e, nos conteúdos do curso, encontrei esse texto muito interessante sobre Técnicas de Leitura, gostei muito e espero que você também goste e lhe ajude de alguma forma...
Medeiros (2007) sugere os seguintes passos para fazer uma leitura
mais eficaz:
a) Determinar um objetivo a alcançar: todo texto têm objetivos de aprendizagem. Portanto, ao iniciar a leitura, memorize esses objetivos ou anote-os em algum lugar.
b) Fazer uma leitura de contato: nesta leitura, você deve percorrer o texto observando sua estrutura, subdivisões, grifos, tamanho e estilo dos caracteres. Esta leitura permite que você
tenha uma primeira noção do assunto tratado e da organização das
idéias apresentadas.
c) Esclarecer as dúvidas de vocabulário: você não deve se sentir
confortável quando há uma palavra desconhecida, certo? Então, por que continuar uma leitura com dúvidas? Consulte um dicionário. Além de melhorar sua compreensão, amplia seu vocabulário. Nesses momentos, é possível que o LEO apareça esclarecendo o conceito.
d) Identificar as idéias principais: apreenda as principais proposições do autor em cada parágrafo. Para tanto, observe as ações e as conjunções empregadas pelo autor.
Direcione sua atenção para as ações (verbos implícitos ou explícitos) do autor. Veja se o texto (ou porções menores, como parágrafos) apresenta, descreve, compara ou critica idéias. Observe, também, as informações contidas nas ilustrações (figuras, quadros, gráficos e tabelas).
Além disso, observe que o tipo de conjunção empregado também
auxilia a compreensão do texto: se o autor está usando conectores
como “e, além disso, mais, bem como” etc., há soma de idéias, como no exemplo a seguir.
“Outro exemplo seria a leitura superficial, ultra-rápida. Evidentemente, a velocidade de leitura depende de cada um, bem como do gênero de texto que se está lendo.” (MEDEIROS, 2007,
Medeiros (2007) sugere os seguintes passos para fazer uma leitura
mais eficaz:
a) Determinar um objetivo a alcançar: todo texto têm objetivos de aprendizagem. Portanto, ao iniciar a leitura, memorize esses objetivos ou anote-os em algum lugar.
b) Fazer uma leitura de contato: nesta leitura, você deve percorrer o texto observando sua estrutura, subdivisões, grifos, tamanho e estilo dos caracteres. Esta leitura permite que você
tenha uma primeira noção do assunto tratado e da organização das
idéias apresentadas.
c) Esclarecer as dúvidas de vocabulário: você não deve se sentir
confortável quando há uma palavra desconhecida, certo? Então, por que continuar uma leitura com dúvidas? Consulte um dicionário. Além de melhorar sua compreensão, amplia seu vocabulário. Nesses momentos, é possível que o LEO apareça esclarecendo o conceito.
d) Identificar as idéias principais: apreenda as principais proposições do autor em cada parágrafo. Para tanto, observe as ações e as conjunções empregadas pelo autor.
Direcione sua atenção para as ações (verbos implícitos ou explícitos) do autor. Veja se o texto (ou porções menores, como parágrafos) apresenta, descreve, compara ou critica idéias. Observe, também, as informações contidas nas ilustrações (figuras, quadros, gráficos e tabelas).
Além disso, observe que o tipo de conjunção empregado também
auxilia a compreensão do texto: se o autor está usando conectores
como “e, além disso, mais, bem como” etc., há soma de idéias, como no exemplo a seguir.
“Outro exemplo seria a leitura superficial, ultra-rápida. Evidentemente, a velocidade de leitura depende de cada um, bem como do gênero de texto que se está lendo.” (MEDEIROS, 2007,
O exemplo explica os fatores que interferem na velocidade de leitura: a velocidade e o gênero do texto. Esses fatores são somados a partir do conector “bem como” que estabelece entre ambos uma idéia de acréscimo.
Vamos a outro tipo de relação que pode ser estabelecida a partir
das conjunções:“A leitura eficaz diz respeito à qualidade, enquanto a leitura eficiente se relaciona com a quantidade.” (MEDEIROS, 2007, p. 87).
Neste exemplo, o conector “enquanto” estabelece a idéia de
comparação entre leitura eficaz e leitura eficiente.
“Leitor que aceita indicações de leitura, mas não se fixa nelas, é
capaz de escolher, de buscar novos materiais de leitura [...]” (MEDEIROS, 2007, p. 77).
Veja, neste último caso, a oposição estabelecida entre “aceitar
indicações de leitura” e “não se fixar nessas indicações”. A partir do conector mas, o autor revela um perfil de leitor capaz de fazer suas escolhas.
A última etapa da leitura relaciona-se à elaboração de esquemas das idéias principais e de resumos. Na próxima postagem irei discutir sobre como fazer um resumos..
Abraços, saúde e muita pazReferencia Bibliográfica
Tafner, Elisabeth Penzlien. Educação a distância e Métodos de
AutoAprendizado / Elisabeth Penzlien Tafner, Janes Fidélis Tomelin, Norberto Siegel, Centro Universitário Leonardo Da Vinci. - Indail: ASSELVI, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário