quarta-feira, 13 de outubro de 2010

EAD: Aspectos Históricos e Sociais


A história da educação a distância é tão recente quanto parece?

Qual será o marco de início da EAD?



Alguns autores afirmam que, na verdade, a educação a distância remonta aos tempos da escrita. Outros autores preferem dizer que o ensino a distância só se tornou possível com a invenção da imprensa, no século XV.

Entretanto, o consenso mais comum é de que a educação a distância se desdobra em três gerações. Vamos ver um pouco sobre cada geração.

Primeira Geração: Correspondência

A referência mais concreta para o início da EAD está no século XIX, século em que se combinaram vários fatores: a melhoria das técnicas de impressão, o desenvolvimento dos meios de transporte e os mecanismos de comunicação. Isto permitiu uma primeira experiência com o ensino por correspondência que contava com materiais impressos e atividades que eram enviadas pelo correio.

Na primeira geração da EAD, os materiais eram autoinstrutivos e permitiam um bom aproveitamento do cursista que fazia sua própria “caminhada”. Nesse contexto, foram aprofundadas as discussões sobre o processo de autoaprendizado e sobre a necessidade de disciplina e de autonomia do estudante.

Segunda Geração: Novas Mídias

Com o desenvolvimento de novas mídias, como a televisão, o rádio e o telefone, tivemos uma segunda geração. Esta segunda geração, contou com o auxílio de novas tecnologias que enriqueceram o processo de aprendizagem, favoreceram a ampla difusão da informação, permitiram uma comunicação sincrônica e, por fim, contribuíram para confirmar a viabilidade do ensino a distância. Um lema se definiu: tecnologia a serviço da educação. Foi assim que chegamos à terceira geração.

Terceira Geração: On-Line

Após o avanço das telecomunicações e com uma maior flexibilização dos processos informacionais e comunicativos, chegamos a uma terceira geração em EAD que passou a contar com um novo recurso tecnológico: computadores ligados em rede. Isto se deu principalmente a partir de 1995, com o grande crescimento da internet, momento em que se configurou um novo espaço de interação, um espaço virtual. Maia e Mattar (2007, p. 22), afirmam que, “em relação à geração anterior, não temos mais uma diversidade de mídias que se relacionam, mas uma verdadeira integração delas, que convergem para as tecnologias de multimídia e o computador”. Além disso, podemos destacar que essa geração disponibilizou vários recursos na própria residência do aluno, também chamado de aluno virtual.

Vale ressaltar que uma geração não excluiu a outra, mas complementou, tanto pela experiência e estudo que promoveu, como pelo aperfeiçoamento dos materiais que foram desenvolvidos. Neste sentido, você pode observar que cada instituição apresenta cursos na modalidade de EAD em formatos diferentes. Isto se dá pela forma como cada instituição combina os recursos e estratégias. Por isso, vemos cursos on-line, cursos por correspondência, cursos semipresenciais, cursos totalmente a distância, cursos mistos etc.

Referencia Bibliográfica

Tafner, Elizabete Penzlien.

Educação a Distância e Métodos e Autoaprendizado / Elizabeth Penzlien Tafner, Janes Fidélis Tomelin [e] Noberto Siegel, Centro Universitário Leonardo Da Vinci. – Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2009

Nenhum comentário: