quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como fazer Resumo!!!



Resumo

Para entender em que medida o hábito de sintetizar nos ajuda a compreender o texto, é necessário verificarmos como elaborar um resumo e como isto se relaciona à aprendizagem. Vamos entender a importância desta prática para nossa aprendizagem. A seguir, vamos observar as etapas para resumir um texto.

É importante que, ao longo da leitura de um determinado texto, você habitue-se a identificar palavras ou idéias-chave a fim de elaborar uma síntese do texto lido. Essa habilidade contribui para que você avalie até que ponto realmente foi capaz de dialogar com os texto/conteúdos.
Ao ler, sublinhar e sintetizar, temos que parafrasear o que foi dito e só conseguimos parafrasear o que entendemos. Conforme Fiorentini (2003, p. 43, grifos nossos), “habilidades e destrezas cognitivas complexas como planejar, avaliar, analisar e sintetizar” valorizam e aproveitam nossa memória, sem privilegiar a simples memorização.

[...] o texto está no leitor. É ele quem capta, possui, maneja, assimila a escrita alheia. O processo de assimilação consiste, precisamente, nessa tensão em criar nosso texto. [...] A consciência do leitor se transforma, assim, em autor que escreve para si mesmo com a experiência do outro. (LLÉDÓ, 1999 apud FIORENTINI, 2003, p. 21).

Um bom resumo não deturpa o que lemos. Pelo contrário, exige nossa total compreensão e, por isso, é uma estratégia valiosa para interagirmos com os conteúdos. “O resumo permite melhor compreensão das idéias expostas, uma vez que para realizá-lo é necessário apreender a estrutura do parágrafo”, conforme Medeiros (2007, p. 141). Além disso, num curso realizado a distância, o resumo é uma forma de avaliar o que você já assimilou e o que ainda precisa ser explorado, pois somente quem compreende bem um texto é capaz de sintetizá-lo.
O resumo é a redução do texto original, mantendo apenas as idéias principais, tanto na progressão quanto na concatenação em que aparecem no texto. É condensar as informações essenciais de um texto, mas de maneira coerente, sem destruir o conteúdo original.

Veja o passo a passo para elaborar um resumo. Lembre-se, elaborar um resumo não é fazer cópia de fragmentos do texto original. É produzir um novo texto, com as nossas palavras, mantendo os pontos mais importantes do texto original.

Veja as etapas para fazer um bom resumo:

• 1ª leitura: ler completamente o texto, tentando identificar seu objetivo;
• 2ª leitura: ler o texto procurando palavras, expressões ou conceitos novos;
• 3ª leitura: ler o texto identificando as palavras-chave ou ideias-chave;
• 4ª leitura: ler o texto grifando as palavras-chave ou idéias chave.

Palavras-chave são as palavras mais importantes de um parágrafo, a partir das quais as demais se organizam e criam um intercâmbio de significação para produzir sentido. Já as ideias-chave ajudam se a leitura for muito extensa, como um livro, pois identificar as palavras-chave parágrafo por parágrafo, neste caso, exigiria muito tempo. Até porque determinadas porções de texto apenas parafraseiam, justificam, explicam ou exemplificam a idéia central abordada.

As três primeiras etapas apresentadas – 1ª, 2ª e 3ª leituras – constituem o planejamento do resumo e, como você já deve ter percebido, estão profundamente relacionadas à leitura. A quarta etapa – 4ª leitura –, conseqüentemente, só trará resultado se você identificou com precisão o que realmente pode constituir o resumo de um texto. Do contrário, sua impressão será a de que tudo no texto é importante, pois terá grifado tudo na página, o que indica que a leitura não foi realizada de acordo com as técnicas aqui sugeridas.

Agora, se, após a etapa de grifar, você identificou o fio que conduz o texto em cada parágrafo, ou seja, encontrou as palavras ou deias chave que permitem sua progressão, já pode executar o resumo. Observe os critérios a seguir, sugeridos por Machado, Lousada e Abreu-Tadelli 2004). Eles funcionam como uma espécie de check-list para verificar se a sua síntese atende as exigências de um bom resumo. Estas mesmas orientações são válidas se o resumo for submetido à avaliação da disciplina.

O resumo deve:
• apresentar correção gramatical e léxico adequado;
• contemplar as informações consideradas como as mais importantes no texto original;
• indicar, no mínimo, autor e título da obra, capítulo ou artigo;
• corresponder à compreensão global do original, observando as ideias de cada parágrafo e a articulação entre elas;
• trazer diferentes menções do autor do texto original em diferentes partes do resumo. Exemplo: Stephen Kanitz, Kanitz, o administrador, o colunista de Veja, ou Lya Luft, a professora, a colunista de Veja, Luft);
• indicar diferentes ações do autor do texto original (o autor sugere, compara, descreve, apresenta etc.).

O resumo não deve apresentar exemplos nem a sua opinião sobre o texto. A resenha é o gênero que permite conciliar resumo e opinião.

Os critérios apresentados permitem avaliar até que ponto sua compreensão acerca do texto está adequada. Também ajudam a perceber se os objetivos de aprendizagem propostos foram alcançados. Veja que, para atingi-los, você teve que usar seus conhecimentos de mundo, suas inferências, já que resumir não é uma tarefa tão simples assim, pois, para reescrever o texto apenas mantendo o essencial, de forma coesa e coerente, e sem fazer cópia, muito esforço cognitivo foi empregado. Além disso, cumpridas essas etapas, é muito mais fácil você aceitar, discordar ou criticar o que o autor apresentou. Conforme Molina (1992, p. 56 apud MEDEIROS, 2007, p. 85), “Se o leitor entendeu realmente o livro, nada impede que ele concorde ou discorde do autor [...] concordar sem entender é inépcia. Discordar sem entender é impertinência”. O autor alerta que é necessário diferenciarmos conhecimento de mera opinião e sermos cuidadosos com a avaliação, o que demonstra raciocínio crítico.

Abraços, saúde e muita paz
Sandra Santos

Referencia Bibliográfica
Tafner, Elisabeth Penzlien. Educação a distância e Métodos de
AutoAprendizado  /  Elisabeth Penzlien Tafner, Janes Fidélis Tomelin, Norberto Siegel, Centro Universitário Leonardo Da Vinci. - Indail: ASSELVI, 2009

Nenhum comentário: