terça-feira, 10 de julho de 2012

Dicas de redação jornalística na Web

A internet permite inovações. E, como em todos os demais veículos de comunicação, nada é estanque. Mas, devemos conhecê-las para poder fazer isso, afirma Jakob Nielsen, o guru da usabilidade e criador de diretrizes respeitadíssimas para websites.
Que tipo de jornal é este?
A Comunicação é feita especificamente para o ambiente online e seu conteúdo deve estar adaptado para tanto.
Qual é o tamanho ideal para as matérias?
O texto inicial deve ser curto e sedutor. Conforme, Bruno Rodrigues: "Quando se tem um espaço reduzido, escreve-se pouco e objetivamente. E tenta-se ser o mais persuasivo possível." É preciso, a cada parágrafo, convidar o leitor a ler o próximo.
Como aproveitar o recurso de hipertexto?
Leonardo Moura dá a dica de adicionar embaixo das matérias telefones úteis de entrevistados, emails de personalidades ou instituições e, é óbvio, links relevantes. A melhor coisa do hipertexto é a opção de aprofundamento infinita e deve se evitar que as matérias sejam o fim da linha nessa jornada.
 Além dos links automáticos das matérias sobre o mesmo assunto, é preciso aproveitar o recurso do hipertexto no corpo da matéria. É preciso oferecer ao leitor diferentes níveis de informação.
Como deve ser a linguagem?
Leonardo Moura lembra que jornais online podem ser lidos em qualquer lugar do mundo: é preciso evitar jargões e contextualizar os assuntos.
Como criar credibilidade?
É preciso sempre checar muito bem as informações antes de publicá-las.
Como deve estar estruturado o texto?
Moura é categórico: "Frases curtas e pontuação são essenciais na rede." As frases devem ser na ordem direta. É vital para a leitura, porque "o internauta raramente lê um texto mais de uma vez" (Leonardo Moura). 

Nenhum comentário: