quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Processo seletivo para a Escola de Língua Francesa Danielle Mitterrand...
Hoje, dia 20.02, aconteceu a aprova do processo seletivo para a Escola de Língua Francesa Danielle Mitterrand...
O texto “Pensar é Transgredir” de Lya Luft, me fez refletir um pouca sobre a vida, minhas ações , desejos e sonhos... mas, o pior é que essa reflexão veio na hora da prova, não poderia ter escolhido outro momento? Não, pois como diz Lya Luft ... "Parar pra pensar, nem pensar!"... realmente somos demasiado FRÍVOLOS.
...Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos... (Lya Luft)
“Pensar é Transgredir”
Autra: Lya Luft
Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos.
Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.
Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo.
Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante: "Parar pra pensar, nem pensar!"
O problema é que quando menos se espera ele chega, o sorrateiro pensamento que nos faz parar. Pode ser no meio do shopping, no trânsito, na frente da tevê ou do computador. Simplesmente escovando os dentes. Ou na hora da droga, do sexo sem afeto, do desafeto, do rancor, da lamúria, da hesitação e da resignação.
Sem ter programado, a gente pára pra pensar.
Pode ser um susto: como espiar de um berçário confortável para um corredor com mil possibilidades. Cada porta, uma escolha. Muitas vão se abrir para um nada ou para algum absurdo. Outras, para um jardim de promessas. Alguma, para a noite além da cerca. Hora de tirar os disfarces, aposentar as máscaras e reavaliar: reavaliar-se.
Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem do superficial que nos pressiona tanto.
Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores. E com as obrigações também, é claro, pois não temos sempre cinco anos de idade, quando a prioridade absoluta é dormir abraçado no urso de pelúcia e prosseguir, no sono, o sonho que afinal nessa idade ainda é a vida.
Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar.
Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo.
Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo.
Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos.
Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem.
Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada.
Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada.
Parece fácil: "escrever a respeito das coisas é fácil", já me disseram. Eu sei. Mas não é preciso realizar nada de espetacular, nem desejar nada excepcional. Não é preciso nem mesmo ser brilhante, importante, admirado.
Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.
Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.
Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.
Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for.
E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.
Acessado em 20.02 as 19:00h:
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
INFORMATIVO NTE - Inscriçoes abertas para Cursos e Oficinas em 2011!!!
Considerando que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no ambiente escolar é imprescindível que o uso das mesmas seja do domínio de todos que fazem parte deste cenário. Para que haja a apropriação adequada destas tecnologias na dimensão pedagógica é fundamental que o professor receba uma formação que o habilite para o manuseio de tais tecnologias. Desta forma o NTE, está com as inscrições abertas para os seguintes cursos e oficinas
Oficina: ABC da Informática – Conhecendo O Sistema Operacional Linux - (20 horas)
PRÉ-REQUISITO: Nenhum
EMENTA: A História dos Computadores. A evolução Tecnológica. A Geração dos Computadores, Unidades de Medida de Memória. Configuração de um Computador. Partes do Computador: Hardware e Software. Unidade Central (CPU). Sistemas Operacionais. Software Proprietário. Softwares Livres. Conhecendo o Sistema Operacional Linux.
OBJETIVO: Preparar os professores da Rede Pública de ensino do Estado do Amapá para a inserção do computador no processo ensino aprendizagem.
Oficina: Elaboração e Edição de Textos – Broffice Writer - (20 horas)
PRÉ-REQUISITO: Noções básicas de informática;
EMENTA: Utilização e aplicação dos recursos - BrOffice ; Elaboração, Edição e Formatação de textos e documentos , normas da ABNT
OBJETIVO: Desenvolver competências e habilidades na Elaboração, Utilização, Edição e Formatação de Textos e documentos no BrOffice Writer, considerando as normas da ABNT
Oficina: Processador de Planilhas Eletrônicas (Calc) - (20 horas)
PRÉ-REQUISITO: Conhecimentos de Informática básica
EMENTA: Estudos e reflexões acerca do uso pedagógico do software Calc, conceitos básicos do editor de planilha eletrônica, criação de cálculo, inserir dados, criar gráficos simples, formatar o conteúdo de uma planilha.
OBJETIVO: Conhecer a interface do Calc, como se movimentar na planilha e o uso dos recursos básicos dessa ferramenta, utilizando o potencial do software na sistematização de dados para solucionar problemas concretos.
Oficina: Apresentação em slides – Impress - (20 horas)
PRÉ-REQUISITO: Conhecimento intermediário no uso do computador; noção de navegação na rede (internet);
EMENTA: Criação, Formatação e exibição de apresentações; Inserir arquivos de imagens, sons, textos e vídeos, link, hiperlink, figuras, música e vídeo, personalizar animações;
OBJETIVO: Desenvolver competências e habilidades na Elaboração, Utilização, Edição e Formatação do BROFFICE – IMPRESS (apresentação de slide), possibilitando a dinamização das aulas.
Oficina: Criando Blog - (20 horas)
PRÉ-REQUISITO: Conhecimento intermediário no uso do computador; noção de navegação na rede (internet); ter conta de e-mail no Gmail
EMENTA: Criação Blog; Manutenção de Blog; Edição e Formatação do Bçog; Inserir Imagem, Vídeo, slide, Gadget etc..
OBJETIVO: Criação de Blog Educacional, oportunizar debates sobre as possibilidades de sua utilização como ferramenta pedagógica dentro e fora da sala de aula;
Oficina: Google sites - Criando um Website - (20 horas)
PRÉ-REQUISITO: Conhecimento intermediário no uso do computador, navegação e pesquisa na rede (internet); Movimentação de arquivos na web (download e upload); ter conta de e-mail, (gmail)
EMENTA: Descrição da Ferramenta Google Site; Registro de domínio; Repositórios on-line; Slideshare, Youtube, Google Doc’s, Álbum virtual Picasa; - Hipertexto; Edição, envio de arquivos na própria página, sub páginas de apoio, edição colaborativa, inserção de documentos do Google Docs.
OBJETIVO: Criar um WebSite e apresentar a utilização de uma ferramenta diferenciada que possui o potencial de reinventar a prática pedagógica, ajudando a construir redes sociais e de saberes.
Oficina: Navegação e Pesquisa na Internet - (20 horas)
PRÉ-REQUISITO: Domínio de informática; editor de texto, formatação; ter conta de e-mail no gmail (preferencialmente)
EMENTA: Enfoque teórico prático sobre a utilização e pesquisa e navegação na internet; Máquinas de busca; Segurança na Rede; Criação e utilização de email; Ética no mundo virtual; Dowload e upload;
OBJETIVO: Fomentar a inserção no universo virtual dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino, visando sua utilização na práxis pedagógica.
Oficina: Texto Colaborativo – Google Docs - (20 horas)
PRÉ-REQUISITO: Noções de internet; editor de texto; apresentações em slide e planilha eletrônica.
EMENTA: Conceito de texto colaborativo; possibilidades de trabalhos em EaD utilizando textos colaborativos; URL's que possibilitam a construção de textos colaborativos (google docs); Configuração; Criação de documento (editor de texto, editor de apresentação, editor de planilha).
OBJETIVO: Possibilitar a produção de trabalhos em conjunto, otimizando os estudos e valorizando as opiniões do grupo, que permite ao professor a identificação de cada participação realizada.
Oficina: Tutoria On Line - (30 horas)
PRÉ-REQUISITO: Domínio e conhecimentos de informática (digitação, navegação na internet etc.)
EMENTA: A educação à distância; A educação on line; O papel do tutor; A função do tutor; A questão da tutoria; A rotina da tutoria; As Ferramentas de interatividade.
OBJETIVO: Formar profissionais da educação para atuarem como TUTORES do Programa Proinfo Integrado I e II do MEC
Curso: Introdução a Educação digital - ( 40 horas)
PRÉ-REQUISITO: Nenhum
EMENTA; Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital; Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede; Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico; Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta; Elaboração e edição de textos; Impress, Blog; Cooperação e interação em rede e planilhas eletrônicas
OBJETIVO: Contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC – (100 horas)
PRÉ-REQUISITO: Noções de informática (digitação, navegação na internet etc; Ter conta de e-mail - GMAIL)
EMENTA: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola; Internet, hipertexto e hipermídia; Prática pedagógica e mídias digitais; Currículo, projetos e tecnologia
OBJETIVO: Compreender e Utilizar as TIC na prática pedagógica, dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos
Curso: Elaboração de Projetos - (40 horas)
PRÉ-REQUISITO: Noções básicas de informática (digitação, navegação na internet etc; Ter conta de e-mail (preferencialmente no gmail)
EMENTA: Projetos, Currículo e Tecnologias
OBJETIVO: Propiciar aos professores e gestores das escolas públicas aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.
Público Alvo: Os Cursos e Oficinas, que serão ofertados pelo NTE, destinam-se aos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Amapá
O professor como todos os profissionais necessitam estar em constante atualização, uma vez que a sociedade está sempre em transformação pelo avanço da tecnologia e pelo desenvolvimento humano.( Thaisa Rodbard)
Faça sua inscrição na Secretaria do NTE-Marco Zero!!!
Av. Antonio Coelho de Carvalho , nº 1168 – Centro
Fones: (96( 3212-5151 / 3212 – 5001)
Assinar:
Postagens (Atom)